CHIN-NA

Chin-na (“Chin” significa controlar e “Na” agarrar, pegar, aprisionar, apresar) é uma técnica chinesa muito antiga, desenvolvida principalmente pelos monges Shaolin e aperfeiçoada posteriormente pelo famoso guerreiro Yeuh Fei, cujo fulcro reside nas técnicas de imobilização e controle do oponente, isto é, praticam-se golpes direcionados a específicos pontos de pressão e distensão de articulações, tendões e músculos, no fito de submeter o adversário,      fazendo-o com que desista de prosseguir no eventual ataque.

As técnicas englobam golpes que vão desde o simples agarramento até projeções, isto é, arremesso do adversário. Sendo que as técnicas estão relacionadas não somente com o controlo do adversário em si, mas em    controlá-lo por intermédio do uso das linhas nas quais fluem a energia corporal, ou chi.

O Chin-na hoje em dia é largamente praticado na China, principalmente nos programas de instrução de artes marciais do exército vermelho, escolas de defesa pessoal etc. Apesar de essas técnicas estarem presentes em diversos estilos de Kung-fu, grandes especialistas como Tung Tsong Yi organizaram-no de tal forma que puderam ser ensinadas separadamente, aproveitando o máximo de sua eficácia.


0 Comentarios " CHIN-NA "

Postar um comentário

Página inicial